quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Museus Xucurus - P. Indios


O que a princípio parece ser um museu da cultura indígena, presente e viva na terra dos Xucurus, revela-se um surpreendente passeio por curiosidades históricas das mais diversas e inesperadas.

A começar pelo próprio prédio do museu, uma antiga igreja construída pelos escravos em 1805 e que hoje abriga alguns dos cruéis instrumentos de tortura usados contra seus construtores, como o bizarro sino de ”fujão e ladrão”, colocado no pescoço da vítima, entre outras peças originais, ferramentas de terror usadas pelos colonizadores.

Subindo as escadas da velha igreja, encontram-se armas indígenas e vestimentas da dança ritual do toré, que tem um visual bem impactante, além de tumbas de cerâmica com ossadas humanas dentro, chamadas de igaçabas.

Uma das peças que mais chama a atenção é o pequeno quarto em miniatura, que pertenceu ao menor homem do mundo, media 94 centímetros e viveu apenas 24 anos. Os recortes de jornal na parede mostram um repórter com o pequeno homem em pé na palma da mão.

Há também diversos fósseis encontrados na região, instrumentos e ferramentas antigas como tesouras e cachimbos, entre outros pequenos pedaços de história que formam um mosaico fabuloso. Vale à pena conhecer.

onde fica
Praça do Rosário, Palmeira dos Índios. 136 km de Maceió.
por que ir
Para conhecer o curioso acervo do museu, e a Palmeira dos Índios dos Xucurus, dos poetas e dos escritores.
quando ir
Segunda a sexta: 8:00 – 18:00
Sábados: 8:00 - 17:00

quanto custa
Contribuição de um real.

Nenhum comentário: