quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Casa de Graciliano Ramos em Palmeira dos Indios



O escritor alagoano Graciliano Ramos nasceu na pequena Quebrangulo, ao Norte do estado. No entanto, foi em Palmeira dos Índios que deu início a sua carreira política e literária. Foi prefeito da cidade por dois mandatos e ali escreveu o romance “Caetés”.

A Casa Museu Graciliano Ramos, fundada em 1973, foi a morada do notório escritor em Palmeira. Atualmente guarda utensílios pessoais, fotos, capas das edições originais, vestuário e documentos, como um esquema de construção do romance “Infância”, de próprio punho, ou as versões originais em braile de “Angústia”.

Nos fundos da casa, os administradores criaram um centro cultural e de eventos, com um grande auditório e algumas salas, à disposição das comunidades do município.

Graciliano Ramos morreu em 20 de março de 1953, escreveu 18 romances e está entre os grandes da literatura mundial de todos os tempos.

A cidade de Quebrangulo já ensaiou uma mudança de nome, que viria a chamar-se como seu mais ilustre filho, o que convenhamos, não é má idéia.

onde fica
Rua Luis Pinto de Barros, 90, Centro.
Palmeira dos Índios está a 136 km de Maceió pela BR 316.

por que ir
Para conhecer um pouco da intimidade deste grande escritor e conhecer a cidade que inspirou sua obra “Caetés”.
quando ir
Segunda a sexta das 7:00h às 19:00h.
Sábados, domingos e feriados das 7:00h as 17:00h.
quanto custa
Aceita contribuições para manutenção do acervo.

Nenhum comentário: