quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Pitu do São Francisco, Piranhas, AL



Culinária exótica do sertão

O pitu é o primo do interior do camarão, iguaria muito cobiçada, tanto que leva seus apreciadores a cruzar o estado saindo da capital Maceió até a cidade de Piranhas, a 290 km, onde diversos restaurantes oferecem pratos com estes deliciosos bichinhos.

Tradicionalmente, são quatro preparos do pitu, as porções ao alho e óleo (foto) ou cozidos em água e sal, e as moquecas e pituzadas que acompanham arroz, salada e um delicioso pirão.

O pitu pode ser um pouco maior que o camarão e menor que uma lagosta, suas patas guardam carne como os siris e caranguejos, já o sabor é distinto de toda essa turma do mar. Difícil explicar, melhor experimentar.

O preço deste camarão de água doce é meio salgado. Segundo os pescadores e donos de restaurantes, é cada vez mais difícil encontrar o pitu no São Francisco, alguns associam à construção das represas, entre outras mudanças produzidas pelo homem ao longo do leito do rio, o que encarece a comida por sua escassez.


onde fica
Distante 290 km de Maceió pelas rodovias AL 225 e 220.
por que ir
Pelo exótico sabor da culinária do sertão e a bela paisagem da cidade histórica de Piranhas nas margens do Rio São Francisco.
quando ir
De janeiro a janeiro.
quanto custa
Porções (alho e óleo/manteiga/água e sal) – Entre 25 e 30 reais.

Pituzada e moqueca de pitu (acompanha arroz, salada, pirão) – Entre 35 e 45 reais.

Nenhum comentário: