sábado, 25 de abril de 2009

TXILIÁ Amada de Tilixi



A estátua que foi esculpida para embelezar um pequeno logradouro público gerou, em 1988, a maior polêmica na cidade, principalmente entre as mulheres mais idosas do município, que acharam a estátua imoral.

O escultor Alexandre Tito, filho natural da cidade de Arapiraca/AL, foi contratado pelo prefeito José Helenildo Ribeiro Monteiro para esculpir uma estátua, que lembrasse a lenda de Palmeira dos Índios, escrita pelo escritor e historiador Luiz B. Torres, a qual denominava de "a cidade do amor".

O jovem escultor de posse da lenda começou a pensar como a esculpiria. De tanto imaginar, seu cérebro o levou a Praça de São Pedro, em Roma, onde nela são encontradas as maiores obras de Leonardo da Vinci. Lembrou-se de que este escultor italiano se tornou famoso, porque esculpia o nu. Então porque não o imitar e esculpir Txiliá (índia xucurú/karirí) como veio ao mundo.

Esculpi-la em pé, sentada ou de cócoras começou a atormentar o escultor arapiraquense. Optou pela última posição, pois é mais tradicional entre os aborígines. Não perdeu tempo e em apenas dois meses estava pronta a melhor estátua que esculpiu em toda a sua vida como escultor.

Imaginou um belo jardim, onde existia uma lagoa (açude do goiti) e no meio dela uma grande pedra e sobre ela, colocou Txiliá de cócoras olhando o infinito e para tornar mais bonito o cenário, imaginou ela se banhando (chafariz) com as águas desta lagoa. Mais uma vez ele foi feliz na sua imaginação.

No dia da reinauguração, quando a população compareceu em massa para prestigiar a administração municipal, alguém gritou: "A índia está nua e seu sexo está de fora". Pronto, a beleza da obra se tornou um martírio para as mulheres: "O seu sexo é tão quanto bonito quanto o da índia? Será que você, quando está nua, é tão bonita quanto à índia?". Com isso, a Praça se tornou o ponto de encontro da garotada, dos homens, principalmente os mais idosos, que iam até lá tentar lembrar os velhos tempos.

Uma coisa é certa. É um dos logradouros mais bonito da Princesa do Sertão Alagoano. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: