terça-feira, 27 de abril de 2010



Coleção

Essas obras foram adquiridas durante cinquenta anos por seu criador, estando reunidas em coleções de pintura, brasileira e estrangeira, com destaque para a maior coleção privada do pintor holandês Frans Post, além de diversas peças de armaria, tapeçaria, artes decorativas, escultura e mobiliário.

Armas

A armaria originou a Coleção Ricardo Brennand sendo hoje considerada uma das maiores coleções do mundo, com cerca de 3.000 peças, de procedência inglesa, francesa, italiana, alemã, espanhola, sueca, turca, indiana e japonesa.

A classificação das armas é feita da seguinte forma: caça, guerra, proteção pessoal e exibição, defensivas e ofensivas, armaduras para cavaleiros e cavalos, destacando-se as armaduras completas com escudos, capacetes, morriões, guantes e cotas de malha de ferro, usadas na Idade Média por cavaleiros em batalhas.

Um dos exemplos mais belos é uma armadura para homem e cavalo, originária da Alemanha do século XVI. Outros artigos da coleção são os punhais, filetos, espadas, espadas-pistolas francesas, clavas, massas, alabardas, facas e canivetes dos mais diferentes formatos, ricamente trabalhados com pedras semipreciosas, marfins, chifres, madrepérola, carvalho, aço e outros metais abrangendo um período entre 1500 - 1890.

Nenhum comentário: