segunda-feira, 20 de julho de 2009

Biblioteca da Antiga Estação, Palmeira dos Índios,



Palmeira preza sua cultura. É perceptível nos retratos dos seus poetas e escritores (que não são poucos) pintados nos muros da cidade, nos museus Xucurus e Graciliano Ramos, e na simpática e freqüentada Biblioteca Municipal da antiga estação ferroviária, que conta com um acervo considerável, sobretudo no que diz respeito aos escritores palmeirenses e alagoanos em geral.

A biblioteca tem um ambiente agradável, iluminado, decorado com antigas fotos panorâmicas da região e trabalhos escolares da criançada do município. Segundo leitores e administradores, o espaço é bastante freqüentado, “muita gente passou em concurso e vestibular estudando aqui”, conta Rosa Maria, que cuida do lugar.

São livros didáticos de diversas disciplinas: biologia, matemática, medicina, teatro, arte, além de romances e contos, livros de culinária e revistas e jornais recentes, a disposição da comunidade para consulta. Uma seção inteira é reservada aos escritores filhos da terra como Ivan Barros, Luiz Torres, José Rebelo, entre outros cujos retratos ilustram a parte externa do prédio.

Um parêntese. É interessante observar, ao visitar cidades do interior, como é visível a extinção do sistema ferroviário brasileiro praticamente desativado, em detrimento do transporte rodoviário. Pelo menos, as antigas estações de trem não foram abandonadas, mas transformadas em espaços de preservação cultural e histórica, como bibliotecas e museus.

onde fica: Biblioteca Municipal, Antiga Estação Ferroviária, Rua Luis Pinto de Andrade, s/n. Palmeira dos Índios está a 136 km de Maceió pela BR 316.
por que ir: Para aprofundar os conhecimentos e curiosidades observadas nos museus Xucurus e Graciliano Ramos, e conhecer a produção literária alagoana. Ideal para o visitante que está passando entre 2 e 3 dias na terra dos índios Xucurus, o suficiente para conhecer as atrações da cidade e região.
quando ir: Quando quiser ler e conhecer.
quem vai: Estudantes, professores, escritores, poetas e amantes da literatura.
quanto custa: Aberto ao púbico.
contato: (82) 9982-8204 Diretora Aline Canuto.

Fonte:http://www.overmundo.com.br/guia/biblioteca-da-antiga-estacao-1

Nenhum comentário: