sábado, 11 de outubro de 2008

Luna e o Avô na terra natal dele


Os índios Cariris e Xucurus foram os primeiros habitantes do atual município, em meados do século XVII. Eles viveram em meio a um abundante palmeiral que constituía a vegetação local, razão pela qual o nome do município passou a ser Palmeira dos Índios.
Em 1770, o frei Domingos de São José construiu a primeira igreja. Em 1798 foi criada a freguesia de Palmeira dos Índios e, em 1835, o povoado foi elevado à categoria de vila, desvinculando-se de Anadia. Em 1846, voltou à condição de distrito, em conseqüência das lutas políticas entre famílias locais, que estacionaram economicamente o lugar. Só sete anos depois Palmeira retorna à categoria de vila, recuperando seu desenvolvimento e sendo elevada à cidade em 20 de agosto de 1889.
Conhecida como a "Princesa do Sertão", Palmeira dos Índios tem também sua origem ligada à lenda do casal de índios Tilixi e Tixiliá. Conta-se que, há 200 anos atrás, Tixiliá estava prometida ao cacique Etafé, mas era apaixonada pelo primo Tilixi. Um beijo proibido condenou Tilixi à morte por inanição. Ao visitar o amado, Tixiliá foi atingida por uma flecha mortal de Etafé, morrendo ao lado de Tilixi. No local, nasceu a palmeira, que simbolizava o amor intenso do casal.
A cidade tem como atrações turísticas o Museu Xucurus (que fica na igreja do Rosário, construída pelos escravos do século XVIII), Casa Museu de Graciliano Ramos (com pertences legítimos), Aldeia da Cafurna (aldeia com remanescentes dos Xucurus e Cariris), além do Cristo do Goiti com o teleférico (vista panorâmica da cidade). Entre as festividades, destacam-se a Festa de Reis (janeiro), Semana do Índio (abril), Festival da Pinha e São João (junho), Emancipação e Feira de Arte e Cultura (agosto), Semana Graciliano Ramos (outubro) e a festa de N. Sra. do Amparo (dezembro).

Dados do Município
Situação Geográfica: Microrregião de Palmeira dos Índios, limites com Minador do Negrão, Cacimbinhas, Igaci, Estrela de Alagoas, Belém, Mar Vermalho, Paulo Jacinto, Quebrangulo e Pernambuco. 290 metros acima do nível do mar.
Área: 645 km2
Clima: Quente e úmido. Máxima de 34° C e mínima de 17°C.
População: 68.002 habitantes.
Eleitorado: 36.113 eleitores.
Economia: Agricultura e Pecuária.
Educação: 6.500 vagas (redes estadual e municipal).
Saúde: 4 Unidades de Saúde, 21 Postos de Saúde e 1 Hospital / Maternidade.
Acesso: BR-316 e AL-115

Nenhum comentário: