terça-feira, 27 de abril de 2010

Foto tiradas no IRB.

Foto tiradas no IRB.

Fotos tiradas no IRB.

Fotos tiradas no IRB.

Fotos tiradas no IRB.



Coleção

Essas obras foram adquiridas durante cinquenta anos por seu criador, estando reunidas em coleções de pintura, brasileira e estrangeira, com destaque para a maior coleção privada do pintor holandês Frans Post, além de diversas peças de armaria, tapeçaria, artes decorativas, escultura e mobiliário.

Armas

A armaria originou a Coleção Ricardo Brennand sendo hoje considerada uma das maiores coleções do mundo, com cerca de 3.000 peças, de procedência inglesa, francesa, italiana, alemã, espanhola, sueca, turca, indiana e japonesa.

A classificação das armas é feita da seguinte forma: caça, guerra, proteção pessoal e exibição, defensivas e ofensivas, armaduras para cavaleiros e cavalos, destacando-se as armaduras completas com escudos, capacetes, morriões, guantes e cotas de malha de ferro, usadas na Idade Média por cavaleiros em batalhas.

Um dos exemplos mais belos é uma armadura para homem e cavalo, originária da Alemanha do século XVI. Outros artigos da coleção são os punhais, filetos, espadas, espadas-pistolas francesas, clavas, massas, alabardas, facas e canivetes dos mais diferentes formatos, ricamente trabalhados com pedras semipreciosas, marfins, chifres, madrepérola, carvalho, aço e outros metais abrangendo um período entre 1500 - 1890.

Entrada do Instituto Ricardo Brennand


O Instituto Ricardo Brennand é uma instituição cultural que abriga museu, pinacoteca, biblioteca e outros espaços. Foi concebido e criado pelo colecionador Ricardo Brennand e está situado na cidade do Recife, no bairro da Várzea. O Instituto possui acervos de obras de arte das mais diferentes procedências e épocas, cobrindo um espaço de tempo entre a Europa medieval do século XV, o Brasil Colonial das invasões holandesa, século XVII, até o Brasil do século XIX.

Fonte: Wikipédia