quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O TEMPO ESTÁ PASSANDO MAIS RÁPIDO?



TEXTO I >>

O tempo, neste fim de século, está realmente andando mais rápido, porque a Terra está girando em torno de seu eixo imaginário com maior velocidade. As partículas subatômicas estão vibrando numa freqüência maior e o nosso planeta já está a meio caminho da quarta dimensão.
Os diversos tipos de relógios foram feitos para medir o tempo. Existem relógios mecânicos, eletrônicos e atômicos. Os relógios mecânicos são os mais antigos e ainda são usados até hoje. Eles possuem um mecanismo de escape que dá a marcha certa do tempo. Este dispositivo é formado essencialmente por um balanço regulável. Nos relógios de pulso, este balanço tem uma forma de um volante de carro, preso num eixo e numa mola delicada chamada pelos relojoeiros de cabelo. O balanço gira para um lado e para outro emitindo o famoso ruído de tic-tac. Existe uma pequena alavanca para apertar ou afrouxar o cabelo, regulando a marcha do relógio.. Também os relógios de parede possuem um pêndulo que pode ser regulado através de uma porca, alterando seu comprimento, assim permitindo modificar sua marcha.. Estes relógios mecânicos, geralmente fabricados na Suíça, quando eram trazidos para as regiões tropicais precisavam de serem regulados. Tudo isto tem relação com a velocidade de rotação da Terra. Nas proximidades do Equador a gravidade é menor, devido à velocidade linear ser maior, alterando a marcha dos relógios mecânicos.
O que foi exposto, podemos tirar a conclusão que se a Terra tiver sua velocidade de rotação alterada para mais, a gravidade diminuirá, reduzindo também o peso do referido balanço, acelerando sua marcha. Então uma coisa vai compensar a outra. Deste modo, os relógios mecânicos não podem denunciar a alteração da velocidade da Terra.
Por outro lado, tanto os relógios eletrônicos como os atômicos, são constituídos de materiais susceptíveis de alteração com a aceleração das partículas subatômicas. Os relógios eletrônicos possuem um cristal de quartzo (SiO2 - dióxido de silício) que pulsa numa freqüência exata dando-lhes a marcha adequada. Já os relógios atômicos têm uma pedra de césio que emite radioatividade constante. O fluxo regular desta radiação é que controla a marcha do relógio. Esta pedra de césio também sofre efeitos da aceleração das partículas subatômicas.
Conclusão, os relógios estão nos dando uma informação que é relativamente correta, porém absolutamente falsa. O motivo que faz as pessoas perceberem a mudança de tempo é o descompasso entre o tempo disponível e a velocidade de nossas atividades. Nesta passagem de milênio, ninguém consegue acelerar sua capacidade de trabalho a ponto de acompanhar a aceleração do tempo atual.
De tudo que foi explicado, fica então demonstrado como a nossa lógica, própria e residente no lado esquerdo do nosso cérebro, é falha. Como é difícil para nós percebermos as realidades! A única forma de aguçar esta percepção é aumentar nossa atenção com a intuição que é própria do lado direito do nosso cérebro e mais ainda aprimorar nossa análise no jogo de raciocínio que envolve diversos padrões e paradigmas. Pensem nisto!

Na nossa vida prática é freqüente depararmos com o dilema de decidir entre a lógica e a intuição. Na maioria das vezes optamos pela lógica e só mais tarde percebemos que erramos por desprezar a intuição. Ela é o resultado conjuntural de nossas percepções extrasensoriais - é ela que nos mostra a mudança na velocidade do tempo.

Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=57091.0

TEXTO II >>

Estresse, correria, muitos compromissos e tarefas, o telefone que não para de tocar, muitos e muitos e-mails que lotam sua caixa de entrada todo dia... tudo isso na atualidade faz parte da vida da maioria da população. Não há muito como fugir disso, o jeito é tentar arranjar tempo e conciliar as coisas da forma mais harmônica possível -- um dia ainda aprendo como fazer isso!

Porém, uma coisa que acho curiosa é que, quanto mais velhos ficamos, parece que o tempo passa mais rápido, já percebeu? A nossa noção de tempo acaba mudando com o passar dos anos, mas por que isso acontece?

Na verdade não sei porque isso ocorre, mas tenho uma teoria interessante (minha opinião :D) sobre o assunto.

Quando somos crianças, no início do idade escolar e até mais ou menos a 4ª série, o parâmetro mais significativo sobre tempo (não estou me referindo a horas e minutos, mas a períodos cíclicos) que uma criança tem é o ano. Isso se deve porque ela sabe que as férias escolares mais longas -- as do nosso verão, se repetem de ano em ano. Então, mal a criança retorna as aulas e fica pensando em como serão as próximas férias.

Esse pensamento também fica no período entre a 5ª série e o terceiro ano do 2º grau, porém a preocupação não é que cheguem as férias, mas que as provas terminem e chegue o sentimento de alívio -- "Ah! estou livre...".

Quando entramos na faculdade, cai para metade o nosso parâmetro mais significativo sobre o tempo: antes era o ano, agora é o semestre! E quem já fez faculdade entende bem os apertos que passamos durante e, principalmente, no final do semestre. Então, dentro de um ano temos dois grandes blocos de tempo, que são os dois semestres.

Depois de formados, logo que arrumamos um emprego, nosso parâmetro de tempo cai em um sexto! Mas por que será? Aham.... por isso mesmo, porque agora o parâmetro é mensal, e se chama "dia do pagamento".

Antes tínhamos a preocupação de estudar para obtermos boas notas, com a preocupação de logo nos formamos. Agora, temos a preocupação de gerenciar nosso pagamento mensal, de modo que dê para passar todo o mês, se possível com folga. Engraçado, não?

É por isso que estamos em novembro de 2009, e parece que foi ontem que estávamos comemorando a entrada em um ano novo... e não se esqueça, 31 de dezembro de 2009 está há 4 passos daqui!

Fonte: http://iuribr.blogspot.com/2009/08/o-tempo-esta-passando-mais-rapido.html

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ontem fiz 53 anos já recebi um monte de Parabéns no orkut. isso foi bom! Obrigado, obrigado e obrigado!

Mas eu gostaria de dar os PARABÉNS aos verdadeiros responsáveis por eu ser hoje um homem em Paz e feliz!

PARABÉNS para minha avó Zenaide e meu avô Zé Passos (In memoriam) por terem proporcionado os melhores anos de minha vida.

PARABÉNS PARA a Minha mãe Diná, que me criou, me alimentou, me vestiu, me educou, me cuidou…

PARABÉNS PARA o meu pai José Fernandesl, Eu não seria essa pessoa que sou hoje se não fosse o papai dizendo para nós, desde pequenos, que só seríamos felizes se trabalhássemos HONESTAMENTE pois não era todo pai que dizia isso aos filhos.

PARABÉNS PARA a minha esposa Mary, que me dá EQUILÍBRIO! Meu amor, minha companheira, que me resgatou quando caí! A melhor mulher que um homem poderia ter ao seu lado!

PARABÉNS PARA a minha irmã Ana, que cuidou de mim um certo tempo de minha vida e Ricardo que sempre esteve ao nosso lado

E claro, PARABÉNS AO DIEGO E AO NICHOLAS, que me COMPREENDERAM e me mostraram o quanto era importante eu continuar construindo a vida que tenho hoje. Obrigada por tudo, meus filhos!

Por fim, PARABÉNS a minha neta Luna, que me proporciona imensas alegrias só em contemplá-la e passear nas praças de Delmiro Gouveia.



















Obrigada por todo carinho, sinto-me muito feliz! Beijão em todos!