sábado, 25 de julho de 2009

dribles e jogadas de efeito, lançamentos preciosos, embaixadinhas, lençóis e firulas!



Sexta-feira passada, numa linda festa vascaína em São Januário, entra em campo o menino Philippe Coutinho. Ele tem apenas dezessete anos e está vendido por milhões de euros para a Internazionale de Milão. Quando Philippe Coutinho entrou em campo, o Vasco foi premiado com alguns instantes de magia e encanto. Não por causa de seu nome ou da badalação em torno dele. Sabemos o quanto já badalaram falsos craques e falsos gênios em outras oportunidades. Mas porque Philippe, tão menino e tão franzino em meio aos atletas adultos e corpulentos que estavam em campo, destoava não apenas pela aparência de fragilidade, mas por lances luminosos e iluminados de habilidade e visão de jogo. Em duas primeiras investidas, livrou-se, com admirável elegância, de vários marcadores, criando jogadas de ataque com passes inacreditavelmente mágicos, abrindo o jogo em pontos futuros... um deslumbre de se ver!

Quando um menino como esse Philippe Coutinho entra em campo e enche os olhos do torcedor, provavelmente desperta no coração dos praticantes do antijogo uma estranha sensação de pequenez, de inferioridade moral, de desprestígio espiritual. Foi por causa de sentimentos mesquinhos como esse que talentos como Mauricinho e Pedrinho, eternos na memória dos vascaínos, foram praticamente cerceados em sua trajetória no futebol, enquanto seus agressores permaneceram em atividade após cumprirem alguma suspensão, recebendo salário alguns dias sem jogar, como “recompensa” por terem causado dor física e prejuízo profissional aos colegas.

Fonte:http://www.supervasco.com/colunas/por-voce-philipe-coutinho-mais-bacalhau-e-menos-sardinha-1544.html

terça-feira, 21 de julho de 2009

Afinal de contas, qual a maior torcida do Brasil.



Semana passada, o jogador Ronaldo, do Corinthians, criou uma polêmica ao questionar se a torcida do Flamengo é mesmo a maior do Brasil. Pesquisando na internet, descobrimos dados não só apenas de torcidas do Brasil, como no Mundo todo. Vou postar algumas pesquisas já feitas sobre as maiores torcidas do Brasil.

O Ibope, instituto líder no Brasil, sob encomenda do jornal Lance! Pesquisou em Outubro de 2004. Ouviu 7.300 pessoas de todas as regiões do país e o resultado foi o seguinte:

1º Flamengo - 18,1% - 33,0 milhões
2º Corinthians - 13,2% 24,0 milhões
3º São Paulo - 7,3% - 15,3 milhões
4º Palmeiras - 6,5% - 11,8 milhões
5º Vasco - 5,5% - 10,0 milhões
6º Cruzeiro - 3,7% - 6,7 milhões
7º Grêmio - 3,5% - 6,4 milhões
8º Santos - 2,7% - 4,9 milhões
9º Internacional - 2,6% - 4,7 milhões
10º Atlético Mineiro - 2,0% - 3,6 milhões
11º Botafogo - 1,5% - 2,7 milhões
12º Fluminense - 1,2% - 2,2 milhões
13º Bahia - 1,1% - 2,0 milhões
14º Sport - 1,0% - 1,8 milhões
15º Vitória - 1,0% - 1,8 milhões
16º Remo - 0,7% - 1,3 milhões
17º Paysandu - 0,6% - 1,1 milhões
18º Atlético Paranaense - 0,5% - 0,9 milhões
19º Santa Cruz - 0,5% - 0,9 milhões
20º Coritiba - 0,3% - 0,5 milhões

Na época o Brasil tinha 182 milhões de habitantes. Por isso, a pesquisa indicava aproximadamente 33 milhões de rubro-negros e 24 milhões de corintianos. A população brasileira hoje, segundo o IBGE, é estimada em 191 milhões de pessoas. Assim, segundos os números do Ibope, o Flamengo teria hoje 34 milhões e 570 mil torcedores. Os corintianos seriam 25 milhões e 200 mil.



O Instituto Datafolha, em novembro de 2007, fez a mesma pesquisa e encontrou resultados semelhantes. Mas com um detalhe: não havia casas decimais. Os resultados foram arredondados na divulgação. Foram ouvidas 11.700 pessoas, em 390 municípios, de 25 estados brasileiros. Veja só:

1º Flamengo - 17%
2º Corinthians - 12%
3º São Paulo - 8%
4º Palmeiras e Vasco - 6%
6º Grêmio - 4%
7º Cruzeiro e Inter - 3%
9º Atlético MG, Botafogo e Santos - 2%
12º Bahia, Fluminense, Sport e Vitória - 1%

Projetando estes números do Datafolha para a população brasileira atual, teríamos hoje 32.470.000 rubro-negros, enquanto contaríamos 22.920.000 torcedores do Timão. Duas nações, de fato.

A pedido da Editora Ática, o Gallup, maior instituto de pesquisas do mundo, também fez o seu trabalho sobre o tema. Mas o resultado é muito conflitante com as outras sondagens. Isso porque o instituto abordou a questão de um modo diferente, tentando descobrir o verdadeiro torcedor, que acompanha o seu clube e o futebol, e não apenas aquele que afirma simpatizar com alguma agremiação. Foram entrevistadas 34 mil pessoas, em 1.913 cidades, incluindo todas as 27 capitais, no primeiro semestre de 2008. Veja só o que apontou o placar final:

1º Flamengo - 9,91%
2º Corinthians - 8,93%
3º São Paulo - 7%
4º Palmeiras - 6,9%
5º Vasco - 6,8%
6º Grêmio - 6,7%
7º Bahia - 5,3%
8º Cruzeiro - 5,29%
9º Atlético MG - 5,27%
10º Inter - 5,11%
11º Fluminense - 3%
12º Botafogo - 2,99%
13º Vitória - 2,8%
14º Sport - 2,7%
15º Goiás - 2,1%

Enfim, todas as pesquisas mostram que o Flamengo tem sim a maior torcida do Brasil. Maaaas, é uma torcida de 'moda', FATO!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Biblioteca da Antiga Estação, Palmeira dos Índios,



Palmeira preza sua cultura. É perceptível nos retratos dos seus poetas e escritores (que não são poucos) pintados nos muros da cidade, nos museus Xucurus e Graciliano Ramos, e na simpática e freqüentada Biblioteca Municipal da antiga estação ferroviária, que conta com um acervo considerável, sobretudo no que diz respeito aos escritores palmeirenses e alagoanos em geral.

A biblioteca tem um ambiente agradável, iluminado, decorado com antigas fotos panorâmicas da região e trabalhos escolares da criançada do município. Segundo leitores e administradores, o espaço é bastante freqüentado, “muita gente passou em concurso e vestibular estudando aqui”, conta Rosa Maria, que cuida do lugar.

São livros didáticos de diversas disciplinas: biologia, matemática, medicina, teatro, arte, além de romances e contos, livros de culinária e revistas e jornais recentes, a disposição da comunidade para consulta. Uma seção inteira é reservada aos escritores filhos da terra como Ivan Barros, Luiz Torres, José Rebelo, entre outros cujos retratos ilustram a parte externa do prédio.

Um parêntese. É interessante observar, ao visitar cidades do interior, como é visível a extinção do sistema ferroviário brasileiro praticamente desativado, em detrimento do transporte rodoviário. Pelo menos, as antigas estações de trem não foram abandonadas, mas transformadas em espaços de preservação cultural e histórica, como bibliotecas e museus.

onde fica: Biblioteca Municipal, Antiga Estação Ferroviária, Rua Luis Pinto de Andrade, s/n. Palmeira dos Índios está a 136 km de Maceió pela BR 316.
por que ir: Para aprofundar os conhecimentos e curiosidades observadas nos museus Xucurus e Graciliano Ramos, e conhecer a produção literária alagoana. Ideal para o visitante que está passando entre 2 e 3 dias na terra dos índios Xucurus, o suficiente para conhecer as atrações da cidade e região.
quando ir: Quando quiser ler e conhecer.
quem vai: Estudantes, professores, escritores, poetas e amantes da literatura.
quanto custa: Aberto ao púbico.
contato: (82) 9982-8204 Diretora Aline Canuto.

Fonte:http://www.overmundo.com.br/guia/biblioteca-da-antiga-estacao-1

sábado, 18 de julho de 2009

Divertida imagem. Divertido texto,


KELVIN PROFUNDO E A MULHER MODERNA

Caminhava pelo centro da cidade, à noite e meio apressado, quando uma mulher se aproximou e me ofereceu seus serviços de “Kelvin Profundo sem embalagem e sem arrependimento por vinte conto” – como se fosse uma dessas panfletistas que ocupam a calçada divulgando empréstimos, cursos e exames médicos. Despertada a curiosidade parei para perguntar sobre o que se tratava e didaticamente ela me explicou, acariciando meu ombro numa tentativa vã e desajeitada de sedução, que Kelvin Profundo nada mais era do que a prática requentada da outrora célebre Garganta Profunda, com direito a ejacular goela abaixo (daí o “sem embalagem” do comercial). Não demonstrando surpresa agradeci e recusei, o que ocasionou um muxoxo de criança mimada, e sem perder tempo renegociando comigo passou naturalmente para outro possível cliente. (Depois descobri que Kelvin é uma corruptela de “quer vim”, modismo no calçadão de Copacabana). Já em casa, durante o intervalo do futebol nosso de quarta-feira, me deparei com o canal GNT e o programa “Saia Justa”, onde Mônica Waldvogel, Betty Lago, Maitê Proença e Márcia Tiburi, representantes da mulher moderna e de um mundo perfeito sem clichês masculinos, devidamente acomodadas num sofá, dissertam descontraidamente sobre comportamento, tendências e atualidades. Tudo no seu lugar, embora tenha me incomodado que o patrocinador seja o Caldo Knorr, símbolo do arquétipo da dona de casa ideal – ao lado do Bombril e de qualquer anúncio de margarina. Num exercício desnecessário de imaginação tentei, com muito esforço, visualizar a mulher que encontrei na rua sorridente e de avental numa cozinha branca cheia de luz natural ou o Kelvin Profundo patrocinando o programa, com direito a filme ilustrativo e slogan com duplo sentido. Porém começou o 2º tempo.

Fonte:http://herculanoneto.blogspot.com/2009/04/kelvin-profundo-e-mulher-moderna.html